Início » Pessoal » Onde está a felicidade?

Onde está a felicidade?

Felicidade segundo o dicionário: qualidade ou estado de feliz; contentamento. Bom êxito. E no nosso dia a dia, que é sempre tão corrido, onde as pessoas mal têm tempo para dar “bom dia”, onde será que podemos encontrá-la? Será tão fácil alcançá-la?

Na semana retrasada um colega meu levantou uma dúvida que, por sinal, também me deixou com um ponto de interrogação. Qual verbo se aplica mais à palavra felicidade? Ser ou o estar? Porém, enquanto escrevo esse post vou sanando minha dúvida e o ponto de interrogação vai dando espaço ao de exclamação. Estar feliz varia de momento para momento, de situação para situação, mas nós só somos felizes quando esse estado de espírito está mais presente em nossa vida que aqueles momentos não tão felizes assim.

O mundo capitalista dos dias de hoje foi levando as pessoas a terem uma visão um tanto distorcida da felicidade. Associou-se muito a felicidade com ter dinheiro e uma vida confortável [que é significado de estar bem financeiramente]. O maior erro foi esse. O capitalismo influenciou demais no modo de pensar de boa parte dos seres humanos. Felicidade não é você ter uma conta bancária com muitos zeros à direita, ter o carro do ano, a roupa da moda ou o calçado da marca mais famosa e, muito menos, frequentar as festas mais badaladas.

Podem tentar mudar, mas a realidade é que a felicidade só é encontrada quando não é buscada. Felicidade não é um objeto perdido que as pessoas devem procurar, felicidade é você saber conviver consigo mesmo e com o seu próximo da melhor maneira possível. É ver que a vida não se resume em futilidades. A felicidade só existe quando se há amor, seja em qualquer lugar que for. É do amor que surge esse estado de espírito tão lindo e pleno. Repare, dinheiro não consegue comprá-la, porque a felicidade só chega até as pessoas quando estas não a procuram. Felicidade é você dar um abraço em uma pessoa querida, é você dar valor a momentos tão pequenos, mas que no fundo são os momentos que você jamais conseguirá esquecer.

Felicidade pode estar em um encontro de amigos, em uma reunião entre familiares, no ato de amar o próximo como você ama a si mesmo, [já dizia um dos mandamentos de Deus], de fazer o bem sem olhar a quem, sem esperar receber nada em troca e sentir que fez a sua parte para tentar melhorar o mundo. O dinheiro é importante? Sim, ninguém falou que não é, mas não deve ser tratado como prioridade e sim como consequência do trabalho realizado por qualquer pessoa.

Existem pessoas que trabalham a vida toda só para multiplicar mais todo o dinheiro que já têm e esquecem que a vida está passando, que a felicidade, que muitas vezes mora ao lado, pode estar adormecida esperando apenas ser despertada por elas. O dinheiro pode comprar muitas coisas, mas as mais importantes ele não consegue comprar. Não consegue e nem conseguirá. De que vale tanto dinheiro, festas, roupas, carros, calulares, jóias se você não tem amigos, momentos felizes com eles e com os filhos, pais, tios, avós e vizinhos?

A vida é um instante, é breve, é passageira demais para ser gasta com coisas tão fúteis e pequenas. Viver aspirando algo é adiar o que você poderia viver hoje. Quando se dá conta, a vida passou, você não viveu e a felicidade, que você poderia ter vivido, permanenceu esse tempo todo adormecida, esperando apenas ter sido despertada, mas a sua visão limitada não te permitiu enxergar que ser ou estar feliz é a essência para qualquer jornada da vida na terra.

Vamos dar mais valor aos amigos, aos momentos que passamos com estes e com nossos familiares, ao bem que podemos fazer para com o próximo, as risadas que são soltas ao vento e ao fato de você poder estar vivo e desfrutando de mordomias que muitos não têm. Já é motivo o suficiente para ver e crer que você é feliz. E se acha que, realmente, não é, não deixe o tempo passar mais, vá em busca da sua felicidade, ela está apenas esperando por você.

Deixe um comentário