Início » Saúde » Os riscos da bebida alcoólica

Os riscos da bebida alcoólica

Não deve ser surpresa para ninguém que a ingestão de qualquer bebida alcoólica faz mal à saúde, mas o que poucos sabem é quais são os reais riscos que que alguém pode correr a partir do primeiro gole. Lendo mais uma das várias matérias interessantes do site da Revista Veja, encontrei uma reportagem sobre esse assunto que deixa qualquer um em dúvida.

Caso você tenha usado a desculpa de que não bebe muito, um aviso: até quem consome o limite permitido para um dia [um taça de vinha, 250 mililítros de cerveja e uma dose de uísque] corre mais risco de sofrer de câncer do que aquelas pessoas que não fazem uso do alcoól.

A pesquisa foi realizada pela Universidade Oxford, na Grã-Bretanha, e, segunda ela, 1 em cada 10 casos da doença em homem e 1 em cada 33 nas mulheres é causado pelo alcoól, na Grã-Bretanha. Vale ressaltar que a maioria dos casos ocorre em quem bebe em excesso, porém os pesquisadores alertam que quem consome moderadamente também pode vir a correr riscos de sofrer de algum tipo de câncer.

Um dado muito importante: o alcoól é responsável por 13.000 casos de câncer por ano – incluindo os tumores de mama, nas mulheres, boca, esôfago e intestino. A pesquisa foi feita com 360.000 pessoas com idade entre 35 e 70 anos de oito países europeus. O consumo diário de 3 doses para homens e uma e meia para as mulheres foi o ponto de partida da pesquisa.

Foi descoberto que os tumores de farige, esôfago, laringe e fígado são os mais comuns entre os que são causados pelo alcoól. “Os resultados desse estudo são um reflexo dos hábitos de consumo de bebida que essas pessoas tinham há 10 anos. Mas hoje se bebe ainda mais, e isso pode ser um sério fator de causa para cânceres futuros”, diz Naomi Allen, que participa da pesquisa.

ATENÇÃO! Amanhã, 15/04, vou estar trazendo respostas para cinco dúvidas frequentes em relação à cerveja que foram publicadas no site da Veja.

Até o nosso próximo encontro.

* Deixe sua mensagem através dos comentários ou no e-mail do blog: nossaconversa@hotmail.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s