Início » Saúde » Emagrecedores: futuro incerto

Emagrecedores: futuro incerto

Olá, leitores do Nossa Conversa. Sei que ando em falta por aqui, mas vamos retomar o nosso bate-papo de hoje com uma notícia muito importante e que movimentou as rodas de conversa, principalmente das mulheres: a proibição dos remédios para emagrecimento. Muito se falou a respeito dessa medida que seria tomada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas agora, seis meses depois de debate, técnicos decidiram voltar atrás na decisão da proibição e resolveram realizar uma manutenção da sibutramina, remédio usado para o emagrecimento, no mercado brasileiro.

Em relatório apresentado na última quarta-feira aos membros da Cateme (Câmara Técnica dos Medicamentos) da agência, a equipe de técnicos manteve a ideia de proibição das drogas apenas para as drogas dietilpropiona, femproporex e mazindol. De acordo com o documento apresentado, a sibutramina continuará no mercado, desde que sejam respeitadas algumas condições:

* A droga não pode ser prescrita por um período superior a 60 dias.
* O paciente tem de ter IMC (índice de massa corpórea) superior a 30.
* O mesmo deve assinar um documento em que confirma estar ciente dos riscos.

A você que ainda não entendeu o que está acontecendo: membros da Cateme foram responsáveis pela elaboração do primeiro relatório, apresentado em fevereiro deste ano, pela Anvisa. Agora, seis meses depois, agentes técnicos da agência, apresentam novo relatório no qual coloca a sibutramina ainda em circulação no mercado, enquanto outros três tipos de drogas passam a ser proibidos. O diferencial é que no relatório inicial todas as drogas que ajudam no emagrecimento foram proibidas. Em votação realizada no último dia 24, a Catame foi contrária ao parecer do grupo técnico.

Mas vale ressaltar que a decisão se concentra nas mãos dos diretores da Anvisa. A nova versão do relatório ainda não foi entregue aos mesmos. Enquanto isso, a novela continua e os remédios também permanecem à venda.

Queridos, por hoje é só, mas na segunda-feira eu estou de volta. Até lá!

Anúncios

Um pensamento sobre “Emagrecedores: futuro incerto

  1. Pingback: Eles estão proibidos « Nossa Conversa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s