Início » Uncategorized » Mãe bem depois dos 30

Mãe bem depois dos 30

Olá, queridos! Excelente quinta-feira a todos que acompanham o Nossa Conversa. O tema do nosso bate-papo de hoje é: o adiamento da maternidade.

Na terça-feira (30), estava assistindo a uma matéria do programa Hoje em Dia, da Record, sobre as mulheres que não tratam a maternidade como prioridade. A vida profissional, os estudos e a busca pela qualidade de vida, fizeram o sexo feminino mudar o conceito do objetivo de vida.

Em 1992, 13% dos casais brasileiros, na época, não tinham filhos, mas hoje, segundo o último senso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse dado pulou para 17%. A quantidade de filhos por mulher também varia bastante de região para região no Brasil. No nordeste, por exemplo, a média é de 3,6 filhos, já no sudeste o número cai bastante, chegando a 1,6.

De acordo com a pesquisa, quanto maior a renda, menor é a família. As mulheres que possuem mais estudo também tendem a ter menos filhos. São 3,2 filhos quando a mulher possui até 7 anos de estudo e 1,7 quando a educação desta ultrapassa os 8 anos de estudo.

Na última década, o número de mulheres que tiveram filhos depois dos 40 anos subiu 27%, porém a partir dos 43, a probabilidade de engravidar cai e muito, ficando entre 0,5% e 1%.

A busca por uma estabilidade financeira e profissional fazem a mulher colocar a maternidade em outra posição que não seja a primeira. Muitas querem poder se consolidar no mercado de trabalho e obter sucesso neste ramo da vida, e isso acaba as levando a decidirem ser mães um pouco mais tarde e até bem depois dos 30 anos de idade. Sabemos que quanto mais o tempo vai passando, mais vai ficando difícil a mulher engravidar, mas, para provar o contrário, temos a atriz Solange Couto, que aos 54 anos deu a luz seu terceiro filho.

As mulheres, hoje, têm como fundamental prioridade atingirem sucesso profissional, manter um padrão de vida confortável e estável, aproveitar o que o dinheiro pode comprar e só então decidem optar pela realização do sonho da maioria das mulheres: o de ser mãe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s