Início » Notícias » Média do Enem sobe dez pontos

Média do Enem sobe dez pontos

Olá, leitores do blog. Excelente terça-feira a todos vocês que nos visitam. Ontem, dando uma olhada no site do Ministério da Educação [MEC], li uma notícia referente a média do Enem no ano de 2010 e gostaria de poder compartilhar com vocês essa informação que, sem dúvida alguma, é muito importante para a grande maioria da população brasileira.

De acordo com o MEC, a participação dos alunos concluintes do ensino médio subiu de 824 mil em 2009 para 1 milhão no ano passado. A média obtida pelos estudantes nas quatro provas objetivas também aumentou. De 501 [2009] para 511 pontos [2010]. O Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais], responsável pelo exame, espera poder atingir uma média de 600 pontos em 15 anos com o Enem.

Na página eletrônica do Inep é possível verificar as médias obtidas pelos participantes no Enem, por estabelecimento de ensino. Vale ressaltar que, em 2010, mais de 3,2 milhões de estudantes participaram da prova, sendo que desses, 1 milhão era de concluintes do ensino médio regular.

Ainda segundo o Inep, o número de escolas aumentou, de 25.484 [em 2009] para 26.099 [em 2010]. Terão as médias divulgadas as instituições que obetiverem mais de 10 alunos participantes no exame.

Segundo o Inep, 33% das escolas brasileiras tiveram participação de 25% a menos de 50% dos estudantes; 27,4% dos estabelecimentos educacionais, de 2% a 25%; 20,9%, de 50% a menos de 75%; 17,8% mais de 75% de participação. Apenas 1% das escolas do país teve índice inferior a 2% de participação no Enem. Essas, lembrando, não terão seus resultados divulgados.

Com certeza o avanço é importante, mas não dá para ficar satisfeito com os resultados apresentados. É preciso muito mais. A estrutura, a capacitação do professores e o compromentimento dos estudantes são fundamentais para um bom resultado no Enem. E é esse resultado que reflete o estado da educação no Brasil. Que os governantes que nos representam lá fora e em todos os cantos possam enxergar que investimento em educação de qualidade é a munição certa para uma sociedade mais inteligente e menos ignorante e deficiente.

* Veja as médias das escolas brasileiras

Por hoje é só, mas voltamos a nos encontrar na quinta-feira. Até lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s