Início » Matérias Especiais » Jovens e álcool: combinação perigosa

Jovens e álcool: combinação perigosa

Olá, leitores, tudo bem com vocês?

Na última segunda-feira (26) estava buscando em um caderno meu propostas de redações para o ENEM e encontrei um tema que me chamou bastante atenção: os riscos dos jovens e adolescentes consumirem álcool cada vez mais cedo. Essa já é, infelizmente, uma realidade. Não é mais surpresa presenciarmos jovens e até crianças de 10 anos consumindo bebida alcoólica. A surpresa é você ainda se espatar com esse fato, tão constante nos dias atuais.

O Profissão Repórter, atração da Rede Globo comandada por Caco Barcellos, exibiu há alguns meses atrás uma matéria sobre o assunto, e como achei o material muito interessante, resolvi trazê-lo para vocês poderem conferir. A irresponsabilidade é exagerada e o consumo de álcool, acredite, é proporcional.

Muitas vezes, os jovens e adolescentes passam a fazer uso do álcool devido as companhias, por não quererem ser os diferentes do grupo, para serem mais descolados e para perderem a timidez. Esses são alguns dos motivos que eles usam para explicar o motivo de consumir bebidas alcóolicas.

Os pais devem estar sempre presentes na vida dos filhos, principalmente na hora de alertá-los sobre os perigos do álcool. Uma conversa franca, sem pressão, que visa mostrar ao adolescente as consequências que ele sofrerá se consumir esses tipos de bebidas pode ser um passo muito importante e fundamental na vida do mesmo. Uma conversa, acredite, pode mudar tudo. A forma como você, pai ou mãe, chega para dialogar com seu filho pode mudar o rumo que esse escolhe para seguir.

A maior negligência dos pais e/ou responsáveis de jovens e adolescentes é achar que a internet pode substituir uma conversa que deve sempre estar presente na relação pai e filho. Que a internet esclarece muitas dúvidas nossas e nos ajuda no dia a dia, disso não temos motivos para pensar de formar contrária, porém a conversa é necessária, pois os filhos enxergam, com essa atitude, a preucupação dos pais para com eles. E é nessa fase em que todas as dúvidas se unem para colocarem um ponto de interrogação na cabeça do adolescente.

O ditado popular “diga-me com quem andas que te direi quem és”, tenha certeza, é verdadeiro. As companhias dessas ex-crianças e pré-adultos podem levá-los para caminhos, antes, inimagináveis. Muitos resolvem começar a beber para se tornarem descolados diante dos garotos e garotas da turma, outros porque desejam perder a timidez. Sentir uma sensação nunca antes sentida também serve de justificativa para eles. Os jovens e adolescentes, em sua maioria, infelizmente, ainda acreditam que a sociedade dita as regras, e para eles essa linha de comportamento deve ser seguida quando vêem que a maioria realiza a mesma ação: beber inconsequentemente.

De acordo com uma pesquisa que realizei pouco antes de publicar este post, 6% do álcool consumido no país é ingerido por jovens com idades entre 14 e 17 anos. 65% dos estudantes de escolas particulares entre 15 e 18 anos tomam bebidas alcoólicas. Nesse caso, 9% bebem mais de 20 vezes por mês. O primeiro gole acontece mais cedo, em média aos 10 anos. Na década passada, o contato inicial era aos 14. E para finalizar, 17 milhões de estudantes brasileiros do ensino fundamental e do médio bebem com freqüência.

Políticas contra o uso do álcool, pelo menos na adolescência, devem ser implantadas nas escolas. Seja com palestras, avisos e entre outras formas de conscientizar o jovem de que a bebida alcoólica é uma verdadeira inimiga contra a sua saúde. Mas essas políticas não devem se limitar às escolas, mas devem conscientizar também os pais desses adolescentes.

Acompanhe, abaixo, a íntegra do Profissão Repórter sobre álcool na adolescência. Veja!

                              
Por hoje é só, mas eu te espero para o nosso próximo encontro. Até lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s