Início » Saúde » Trânsito que mata

Trânsito que mata

A imprudência impera no trânsito brasileiro. Para provar essa afirmativa, o Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (4) uma notícia em seu portal comprovando que os acidentes no trânsito são responsáveis por mais de 40 mil mortes em todo o país.

De acordo com a SIM [Sistema de Informações de Mortalidade], em 2010, 40.610 pessoas vieram a óbito em decorrência de acidentes de trânsito. Desse total, 25% ocorreram por motocicletas. Em nove anos [2002 a 2010] o índice de morte envolvendo as motos quase triplicou no Brasil: de 3.744 pulou para 10.143 vítimas fatais. Nesse mesmo período de tempo as mortes com transporte terrestre cresceu 24%, passando de 32.753 para 40.610. No norte do país esse crescimento chega a ser assustador: são 53% de uma triste evolução.

“Estamos atrás apenas da Índia, China, EUA e Rússia”, diz Alexandre Padilha, ministro da saúde, sobre a posição em que o país se encontra em ocorrências como essas. Ainda segundo o ministro, só no primeiro semestre de 2011 foi contabilizado 72,4 mil internações por acidentes de trânsito, dessas, 35,7 mil foram vítimas de motos. Um dado que representa quase 50%.

A realidade é para se lamentar. O número de internações por acidentes de trânsito no SUS [Sistema Único de Saúde] aumentou, em 2010, 15% em relação ao ano anterior, 2009. Foram 145 mil internações. Nesse mesmo período o número de óbitos teve um salto de 8%. O investimento em procedimentos específicos foi de R$ 190 milhões.

Que essa lamentável constatação venha servir de reflexão para aqueles que colocam suas vidas e a de outros em risco. Que reflitam, mas que, acima de qualquer coisa, coloquem em práticas as boas ações no trânsito.

Por hoje é só, até o nosso próximo encontro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s