Há um tempo atrás falamos aqui no Nossa Conversa sobre um vício que atinge milhares de pessoas no Brasil: o do tabagismo. No país, há cerca de 25 milhões de dependentes da nicotina. E há poucos dias vi um anúncio sobre a série Brasil Sem Cigarro, do doutor Dráuzio Varela, no Fantástico.
Achei muito oportuno voltar a debater este assunto, por isso, toda quinta-feira, aqui no blog, você vai poder acompanhar como anda o desenrolar desta campanha do doutor Drauzio, pois como bem disse a jornalista Patrícia Poeta no vídeo, Brasil Sem Cigarro é mais que uma série, é uma campanha, que ajuda não somente os três personagens principais, mas todos os brasileiros fumantes a abandonar esse vício.
O tratamento para quem deseja abadonar o vício de fumar existe, mas não sai barato. Tratamentos com adesivos de nicotina e medicamentos não estão ao alcance dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
Um dos primeiros passos a dar quando se quer parar de fumar é estipular uma data para largar, de vez, o vício do cigarro. Quando o fumante não consome um cigarro, a falta da nicotina é sentida e o desespero e a vontade em voltar a fumar voltam intensamente.
Quando isso acontecer:
* Beba água;
* Consuma alimentos pouco calóricos;
* Evite os locais que você frequenta que sabe que vai te induzir a volta a fumar;
* Pratique exercícios físicos;
* Forme grupo com pessoas que também vão largar o vício. Um acaba ajudando o outro.
Na próxima quinta-feira, você acompanha o segundo episódio. Até lá!