Início » Notícias » O brasileiro está vivendo mais

O brasileiro está vivendo mais

Olá, leitores! Excelente sexta-feira a todos que visitam o blog!

Hoje, no Nossa Conversa, vamos falar sobre a última pesquisa divulgada pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] nesta quinta-feira (1º), em sua página oficial na internet: a esperança de vida do brasileiro está crescendo. Nos últimos 10 anos [de 2000 a 2010], a expectativa de vida passou de 70,46 anos, em 2000, para 73,48, em 2010.

Quando separamos os dados da pesquisa por sexo, conseguimos enxergar uma crescente nessa esperança tanto nos homens quanto nas mulheres. A esperança de vida ao nascer, nos homens, era de 69,73 anos e nas mulheres esse número era maior, 77,32, uma diferença de 7,59 anos [7 anos, 7 meses e 2 dias].

Com a taxa de mortalidade o brasileiro também pode comemorar, pois houve uma redução de 28,03% ao longo de toda a década. Agora, segundo a pesquisa, a taxa foi estimada em 21,64 mil óbitos por mil nascidos vivos.

Outro dado muito importante divulgado foi as chances que o homem possui em morrer na juventude. Aos 22 anos, a possibilidade de ele vir a óbito é 4,5 vezes maior do que a mulher, tendo ela a mesma idade. Com o passar dos anos, as chances vão diminuindo, mas aos 70 os homens ainda têm 1,5 mais chances de morrer frente a elas. O ponto negativo é que ao invés de essas chances diminuirem na primeira décado do século, elas aumentaram de 4, em 2000, para 4,5, em 2010.

Acredito que o que ainda faz os dados referentes ao homem serem inferiores aos das mulheres é atitude deles para com a saúde própria, a falta de cuidado para com ela. Sabemos, perfeitamente, que quando o assunto é a saúde, a mulher é muito mais cuidadosa e preocupada que o homem. Com essas atitudes, explica-se o resultado da pesquisa. O que falta ao homem é a consciência de que a falta de cuidado com a saúde dele mesmo só o faz perder bons anos de vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s