Início » Saúde Bucal » Cuidando do nosso cartão de visitas

Cuidando do nosso cartão de visitas

Olhem, eu realmente não poderia começar o post desta quarta-feira de maneira diferente, afinal, dizem ser o sorriso o nosso cartão de visitas. E, verdade seja dita, um belo sorriso sabe como atrair a atenção de todos. Só por aí já seria muito importante manter um cuidado diário com os dentes, não é verdade? Mas não é somente com a aparência que devemos nos importar, embora um sorriso bonito seja quase sinônimo de dentes saudáveis. Há outros motivos que nos fazem cuidar com primor deste que é considerado o cartão de visitas de qualquer um. E se a impressão que fica é a primeira, você não vai querer fazer feio com o seu sorriso, não é? Pois então, vamos, agora, aprender um pouco mais sobre esses cuidados que são essenciais.

Um ponto que merece destaque quando se busca uma saúde bucal saudável é o da alimentação. Escovar os dentes e fazer uso do fio dental é clichê e todo, acredito eu, já sabe disso, mas o que muitos, talvez, ainda não saibam é que para se ter esse sorriso bonito é importante tomar cuidado com aquilo que ingerimos, ou seja, manter ou passar a adquirir uma alimentação saudável. Alimentos e bebidas que possuem açúcar e amido em sua composição ajudam na formação da placa bacteriana, que é responsável por destruir o esmalte do dente. Reduzir a ingestão e, principalmente, refrigerantes é muito interessante, pois toda vez que você os consome os ácidos atacam os seus dentes durante 20 minutos ou mais. Procure adotar uma alimentação equilibrada e realmente saudável, preferindo frutas, verduras cruas e iogurtes naturais à refrigerantes e lanches estilo “fest-food“. A sua saúde agradece e os seus dentes lhe retribuem com um belo sorriso.

Aos fumantes, se desejam ainda ter um sorriso atrativo o melhor negócio a fazer é abandonar o cigarro. Quando um indivíduo fuma, o tabaco pode vir a manchar seus dentes e gengiva, tornar ainda mais forte a mancha do tártaro que se acumula nos dentes e produzir mal hálito, sem contar que o tabaco é responsável por causar gengivite e câncer na boca.

Veja, abaixo, a forma correta de se escovar os dentes:

    • Escove as superfícies voltadas para as bochechas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
    • Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
    • Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
    • Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

Uma pergunta que é muito frequente para muitos, e que também um dia já foi minha, é em relação ao período de uso de uma escova dental. O recomendado é que a troca seja feita a cada três meses ou se ela estiver gasta demais antes do tempo, pode-se fazer a troca por uma nova. Trocá-las após uma gripe ou resfriado é importantíssimo, pois diminui o risco de um nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

Leitores, espero que esse post tenha ajudado a sanar algumas dúvidas de vocês em relação à escovação e aos cuidados que devemos ter para com os nossos dentes. Colocando-os em prática, não tenha dúvidas de que o seu cartão de visitas será muito bem visto por todos. Por hoje é só, mas eu te espero para o nosso próximo encontro. Até lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s