Início » Matérias Especiais » As vantagens da beleza

As vantagens da beleza

Sejam todos muito bem-vindos ao primeiro post do ano do Nossa Conversa!

Para esta primeira segunda-feira do ano de 2012, resolvi falar sobre beleza. Não, nós não vamos dar dicas de como se produzir nesse verão muito menos de make-up. Vamos mesmo é falar sobre os benefícios que ela nos traz, ou melhor que traz a quem a tem. Confundiu-se todo? Calma! Se você for belo (a) pode ficar mais trânquilo, caso contrário, acredite, será melhor você começar a explorar áreas até então inexploradas em si mesmo.

Dias atrás, estava lendo uma das edições da revista Época e achei a matéria da capa interessantíssima, porém decepcionante, afinal descobri não estou incluído duplamente na lista dos favorecidos tanto pela beleza, quanto pelos benefícios que ela traz ao ser humano. Resumindo a ópera, ou melhor, a reportagem, ser belo pode favorecer e muito uma pessoa, diferentemente das que não são assim tão atraente fisicamente.

De acordo com uma pesquisa, o economista americano Daniel Hamermesh afirmou que uma pessoa com ótima aparência recebe ao longo de uma vida inteira de trabalho, nos Estados Unidos, cerca de U$$ 230 mil (algo em torno de R$ 400 mil). Outro ponto muito importante da matéria que me chamou a atenção foi uma declaração de Daniel: “Não adianta dizer às pessoas que elas não devem usar algo que lhes dá vantagem comparativa sobre as outras”, diz Hamermesh. “Elas vão usar de qualquer jeito.” É justo? “Não é, mas tampouco é justo que alguns sejam mais inteligentes do que os outros”. Depois dessa afirmação, cheguei a uma conclusão: não importa as armas que você tem. Elas te serão úteis, porém resta saber até quando elas estarão funcionando a seu favor. É aí que a pessoa que tem somente beleza a oferecer cai e a que tem um preparo extra e inteligência se eleva e se destaca.

As vantagens da beleza entram em campo também quando o assunto é mercado de trabalho. Neste ramo, o homem bonito tem mais valor que a mulher igualmente bela. O homem de boa aparência tem mais chances de ganhar mais em comparação a um outro que não tem características físicas que chamem tanto a atenção, do que a mulher na mesma situação.

Agora olha que judiação vem acontecendo. Cientistas batizaram de “efeito aura” a beleza associada, incoscientemente, a características positivas, como inteligência, elegância, caráter e liderança. Ou seja, aqueles que não foram favorecidos com a beleza são vistos por características opostas. Esse efeito, como bem podemos ver, acaba por criar uma perfeição inexistente em torno de uma pessoa, favorecendo espontaneamente – e injustamente – quem já nasce belo.

Queridos, eu estou quase achando que esta matéria foi realmente feita sob encomenda para os bonitos [risos]. Uma pesquisa, realizada no ano passado, pela revista Newsweek com profissionais de recursos humanos dos Estados Unidos, deixou claro que a beleza, em um ranking de critérios para contratação, ocupa o terceiro lugar, atrás apenas da experiência e autoconfiança, porém, a frente da escolaridade. Dos recrutadores ouvidos, 57% disseram que um candidato “qualificado, mas feio” teria mais dificuldade para ser empregado que uma pessoa de bela aparência.

Quando o assunto é beleza não vá pensando que dinheiro fica de fora. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos e Canadá mostram que um homem atraente fisicamente, recebe entre 14% e 27% mais que aquele não-atraente. No mundo feminino, o cenário muda e varia entre 12% e 20%. Mas depois de tanta notícia boa para os belos, é hora de mostrar que nem tudo está perdido para os que não têm aquela beleza tão atrativa. Nós, os não-atraentes, somos a maioria no planeta hahaha. Os belos e belas representam a minoria num planeta formado por 7 bilhões de pessoas. Eles, juntos, homem e mulher, são 200 milhões contra os restantes, que somos nós, pobres mortais. Por isso, nos alegremos, afinal somos a maioria. [risos]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s