Início » Notícias » Enem: a hora da verdade

Enem: a hora da verdade

Olá, bem-vindos ao Nossa Conversa e bem-vindos também a 2012!

Hoje eu vou convidar você para, a partir de agora, acompanhar uma matéria muito importante sobre o Enem e o Sisu.

Milhares de brasileiros, no final do ano que passou, participaram do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. No total, se inscreveram 5.367.092 candidatos para concorrerem a uma vaga em uma instituição pública. O exame, realizado entre os dias 22 e 23 de outubro de 2011, bateu recorde de inscritos e teve queda na abstenção em relação ao do ano anterior. O índice dessa abstenção foi de 26,4% do total, contra 28% do de 2010.

Passada a aplicação das provas é chegada a hora decisiva para milhares de brasileiros que se inscriveram e realizaram as avaliações. Após ter o resultado individual do Enem divulgado antecipadamente, os participantes esperam agora a hora para poderem consultar no site do Sisu o resultado final. As inscrição começam a partir da zero hora do dia 7 de janeiro e terminam às 23h59 do dia 12 do mesmo mês. Mas vale lembrar que a quantidade de vagas, os cursos, o grau do mesmo e as cidades estão disponíveis para verificação no site do Sisu.

O número de inscrição e a senha do candidato utilizado no Enem 2011 são necessários para que ele possa se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O inscrito poderá optar por até dois cursos diferentes, podendo alterá-los quantas vezes julgar conveniente, porém a cada nova mudança, a anterior será anulada. Essa troca só acontece durante o período de inscrição (7 a 12 de janeiro). Uma vez por dia, o Sisu calculará e divulgará a nota de corte para cada curso. Isso é até então um resultado parcial, não significa que você estará selecionado para o curso pretendido.

O resultado da primeira chamada, ou seja, da primeira opção de curso escolhido pelo candidato, será divulgado no dia 15 de janeiro. As matrículas para essa chamada acontecerão nos dias 19 e 20 do mesmo mês. Já o resultado da segunda chamada (segunda opção de curso), no dia 26, com matrículas agendadas para os dias 30 e 31 do primeiro mês do ano.

LISTA DE ESPERA:
Pode optar pela lista de espera
1. Candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de cursos;
2. Os selecionados na segunda opção de curso.

O candidato selecionado para a segunda opção de curso pretendido, poderá participar da lista de espera somente para a sua primeira opção, caso para esse não tenha sido selecionado. O prazo para participar da lista de espera acontece entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro.

Para maiores informações, acesse: www.sisu.mec.gov.br

O Nossa Conversa deseja boa sorte aos participantes do Enem 2011!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s