Início » Alimentação » Aprenda a cuidar dos alimentos

Aprenda a cuidar dos alimentos

Olá, leitores! Excelente quinta-feira a vocês que nos visitam!

O Nossa Conversa vai te ajudar, hoje, com uma dica muito importante: como conservar os alimentos após uma queda de energia. Essa é uma situação que milhares de brasileiros, infelizmente, não estão imuni de passar. Na última terça-feira (10), por exemplo, passei por situação semelhante, embora a falta de energia em minha residência tenha se dado por apenas 20 minutos.

Porém nós sabemos que existe uma parcela que se preocupa bastante em saber a que horas a energia será retomada para não perder muito tempo do programa que estava assistindo na televisão, não é verdade? É, mas existem outros detalhes que devemos dar mais atenção como, por exemplo, os alimentos que são conservados em geladeiras e congeladores.

A primeira atitude a tomar quando houver uma falta de energia é a de não tomar. Ou melhor, não abrir a geladeira. Quanto mais tempo os alimentos, principalmente carnes, peixes, fragos e frutos do mar, puderem ser conservados com a temperatura interna que estava antes da queda de energia, melhor. Por isso, nesses casos, evite ficar abrindo a porta da geladeira.

Nessas circunstâncias, o tempo de conservação para os alimentos são de 4 horas quando na geladeira e 24 quando conservados em freezer. No Brasil, a maioria das doenças transmitidas pela comida é causada pela Salmonella, Escherichia coli patogênica e Clostridium perfringens, pelas toxinas do Staphylococcus aureus e Bacillus cereus. Os sintomas mais comuns são falta de apetite, náuseas, vômitos, diarréia, dores abdominais e febre.

Além de serem bem conservados, alimentos como carne, frango e ovos devem ser bem cozidos. As sopas e caudos devem ser aquecidos até a fervura, por pelo menos um minuto. Quando você for reaquecer um alimento já cozido em oportunidade anterior, é idal que certifique-se de que todas as partes dele sejam aquecidas igualmente. Um cozimento adequado, com temperaturas acima de 70ºC, consegue matar quase todos os micróbios perigosos e garantir, para você, uma alimentação mais segura para consumo.

Agora você já sabe o que fazer com os alimentos quando a falta de energia se estender por muito tempo em sua casa, certo? Não vá, portanto, ficar contando quantos minutos faltam para aquele programa que você estava assistindo voltar, ok? Há coisas mais importantes que isso para você se preocupar.

Eu fico por aqui, mas já te esperando para o nosso próximo encontro. Até lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s