Início » Moda & Beleza » As terríveis estrias

As terríveis estrias

Gravidez, crescimento rápido e aumento de peso podem fazer você ter uma companhia nada agradável, pelo contrário, indesejável até a morte pelas mulheres, mas que não atinge apenas a ala feminina. Os homens também são vítimas, mas dão pouca ou nenhuma importância para as terríveis estrias, com as quais milhares de pessoas do mundo todo são obrigadas a conviver. Nesta quinta-feira, o Nossa Conversa desvenda, para você, os mitos e as verdades que rondam essas marcas difíceis de carregar.

As mulheres são as que mais sofrem com as estrias: 75% delas convivem com essas marcas tenebrosas pelo corpo. O problema, porém, não se retringe a elas. Os homens são atingidos em 25% pelo mesmo mal. As estrias aparecem no corpo devido ao rompimento das fibras de elastina e colágeno, presentes na camada intermediária da pele (denominada derme). Esse rompimento ocorre quando há um estiramento rápido da pele, sem que haja tempo suficiente para a mesma se acostumar à nova forma.

Os hormônios podem também ser agentes causadores da presença da estria na pele. O estrogênio, por exemplo, geral um processo chamado catabolismo, que acaba por degradar a elastina, principal proteína responsável pela elasticidade da pele. Como se não bastasse isso, há ainda as chamadas estrias pós-trauma, que aparecem depois de acidentes com lesões e aquelas causadas pelo ganho de peso acelerado, como ocorre com as gestantes.

Difícil de conviver com as que já carregamos há tanto tempo, pior ainda quando somos obrigados a carregar as novas estrias que vão surgindo, não é verdade? Mas eis que surge uma boa notícia: as mais recentes que surgirem são mais fáceis de serem tratadas. Por que isso ocorre? Devido ao tecido ainda possuir bastante fibra elástica, permitindo assim o recondicionamento rápido e a diminuição dos espaços entre os sulcos, bem como a produção de novas fibras que vão maquiar completamente o local afetado.

É POSSÍVEL ELIMINAR AS MARCAS ANTIGAS?
Não. Infelizmente, com as antigas você será obrigado (a) a conviver mesmo. O que é possível ser feito é apenas uma suavização do problema, mas jamais acabar com elas de uma vez por todas. Qualquer tratamento que prometa esse milagre acontecer é completamente furada. Não caia nessa! Como o rompimento dos filamentos (elastina e colágeno) já ocorreu, e com o tempo o processo de fibrose se instalou, inclusive com perda da melanina na área, não há como reverter o processo.

PREVINA O ESTIRAMENTO DA PELE COM HIDRATAÇÃO
Cremes que sejam a base de ureia, lactato de amônio e óleo de amêndoas ajudam a lubrificar a camada externa da pele, tornando-a mais flexível, evitando, portanto, o estiramento repentino da mesma. O ideal é fazer uso dos cremes hidratantes sempre após o banho e com movimentos circulares. Aliás, outra dica muito importante: evitar o aumento de peso exagerado em um curto período de tempo, afinal, o ganho de peso de forma tão tão repentina pode causar as estrias, pois o “efeito sanfona” é um grande desencadeador do problema.

Agora é só se prevenir, hein!? Cuidar da pele, manter ou passar a ter uma alimentação saudável, praticar exercícios, evitar alimentos muito calóricos e fazer uso de hidrantes, aqui mencionados. Só assim e com alguns outros cuidados, é claro, você estará pronta para arrasar e mostrar o corpo-perfeito nesse verão sem nenhum peso na consciência. Por hoje é só, mas em breve, nós estaremos de volta com mais novidades que vão facilitar cada vez mais a sua vida. Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s